segunda-feira, abril 30, 2007

o meu herói


Greetings! Foi uma semana difícil, d-e-v-e-r-a-s difícil...
Apresento-vos a imagem que há uns meses se encontra a engalanar o fundo do desktop do meu imac.
Sim, o meu bichinho de estimação foi acometido de um ataque súbito, começou a chiar, a tremelicar, a piscar e, horror dos horrores: finou-se!

Simplesmente apagou-se e aqui ficou quedo e mudo, a olhar para mim de expressão estática e negra. Muito mau. Depois de uma visita médica ao domicílio, o desgraçado não acordou do seu sono profundo pelo que a fada teve que o tomar nos braços e levá-lo de charanga a outro especialista. O que vale é que ia muito bem recomendado.
Como sabem não tenho bolóide e muito menos a caixa original para o transporte, e tive de improvisar algo para embrulhar – literalmente – o computador. Optei por uma mega capa de edredon... florida, com quase um total de 18 metros quadrados... um mimo.
Bom, a arfar com o mono nos braços, que é maneirinho mas feito de chumbo, entrei na loja que me indicaram a perguntar pelo lendário computer-expert, o "Marco". Fui conduzida às traseiras. O personagem surjiu por detrás de um heavy-metal de rabo de cavalo, 2 metros de altura e 200 quilos e de sobrolho franzido indicou que pousasse o bicho em cima do balcão. Atabalhoada tentei explicar sucintamente os achaques (basicamente o melhor que consegui foi um "não liga!"), enquanto ele olhava esbugalhado o desembrulhar da múmia e posterior dobragem dos lençóis... Digno da melhor B.D. garanto-vos!
A criatura, baixa, cabelo penteado para trás, 2 argolas de ouro do tamanho de pulseiras penduradas nas orelhas, muitas bandas de borracha nos braços e um semblante feroz com ar de quem come criancinhas ao pequeno-almoço, não proferiu uma única palavra, enquanto lestro e concentrado, esventrava a máquina, desaparafusava 3 parafusos, arrancava desdenhosamente a caixa da fonte de alimentação e a substituia por uma nova. Uma cirúrgia de 5 minutos e voilá lá! Fez-se luz! O computador ressuscitou e o meu brilhante desktop, tal como vos mostro, revelou-se ao olhar incrédulo daquele senhor. Tentei esboçar o meu mais honesto e sincero esgar de felicidade e gratidão, caindo no erro de inocentemente opinar "foi mais fácil do que imaginei!".
O Marco deve ter emitido um
profundo suspiro interior de condescendência à sua clientela, e com pálido sorriso ripostou "aqui TUDO é fácil!".
Certo! Mensagem registada, enrolei o imac nos panos e
aliviada saí dali a correr.
Mas de uma coisa tenho a certeza: o pirata sabe o que faz e descobri que lá no fundo é criatura de alma sensível e coração doce. Quem tem discos dos Duran Duran a tocar e canta com ardor a letra do Save a Prayer enquanto opera Macintosh's, só pode!
I love you Marco!

Etiquetas:

terça-feira, abril 24, 2007

t-drama


Não... as vitaminas para a imaginação ainda não começaram a surtir efeito...
Se a fada sobreviver ao dia sem levar com mais um piano na cabeça, o que tem sido recorrente nos últimos tempos, espera conseguir comparecer esta noite a uma certa festa temática.
Ele há as do Fellini, as do fétiche, as da saia e agora as da t-shirt... T-shirt??? Raios, que falta de imaginação! (pelos vistos não sou só eu...).
Podia ser a festa do vestidinho, do sapato, do chapéu, do abanico, mas da t-shirt? O que é isso? Ah! aquele rodilho de algodão que serve para dormir quando todos os pijamas estão a lavar. Muito confortável e prático...
Bom, não imagino que solução de recurso possa arranjar, e a ideia de voltar a pegar em agulhas e linhas – após o último grande fiasco – não me deixa nada tranquila.
Alguém tem um trapinho que me empreste? Qualquer talla serve... %-\

Etiquetas:

segunda-feira, abril 23, 2007

out


Hoje acordei com uma falta de inspiração atroz.
Vou ali, já venho.

Etiquetas:

sábado, abril 21, 2007

abril águas mil


Não há nada a fazer. Vistam-se "à Verão" se quiserem mas, por favor, não se esqueçam do guarda-chuva...
Perante os dilúvios das últimas horas,
nem sequer vou comentar o meu post anterior :(
Nunca mais aprendo a não falar antes do tempo porque sou sempre arrebatada pelo entusiasmo precoce. E esta é também uma reacção sintomática do nosso povo!
Senão, expliquem-me um fenómeno que ano após ano observo – estupefacta – e que para mim é um total absurdo: bastam uns pálidos raios de sol brilharem e já todas as meninas pimpantes desta cidade se descascam, tal qual pevides torradas. Eu sei que está calor, calorzinho, que o sol sabe bem na pele, que a energia anímica sobe de níveis, mas não acham um exagero?
Fala-vos uma friorenta crónica, mas penso que há um tempo (literalmente) para tudo. Não ficam com pele de galinha? Não apanham pneumonias? Não vos dói a garganta? São imunes às amplitudes térmicas e aos vendavais? Só lá para Junho, é que costumo ter a coragem de arrancar os collants, confesso, às vezes não tanto pelo "frio" mas mais pela vergonha em mostrar a cor da pele...
Bom, t-shirts de algodão de 80 gr, singelas blusinhas de alças, até vestidos "tripinha" cai-cai (!!!!), pernas ao léu, sandálias, e um sem fim de chinelos de borracha (sim, chamem-lhes flip-flops ou havaianas, mas para mim serão sempre reles chanatos), foi tudo o que eu vi nestes incertos dias primaveris. Talvez seja demasiado púdica, mas não me ponho nestes preparos, nem no mais tórrido Agosto, feliz a caminho da praia (ou quase).
Tecia a fada estas considerações ao observar a paisagem das ruas de Lisboa, sentada no eléctrico, muito compostinha, enquanto estoicamente arfava e suava dentro do seu casaquinho de malha. De lã...
Devo estar velha.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 19, 2007

perfume de la saison



Agora, sim! Já cheira a Primavera! :D
(A Pepsi Cola destina-se unicamente a adubar as flores...)

Etiquetas:

quarta-feira, abril 18, 2007

fada na escola



Pronto... à falta de melhores coisas para contar, este blog está a tornar-se numa baboseira pegada! As minhas desculpas, mas a fada*madrinha anda aqui a emitir suspiros de orgulho ao desbarato.
E não tenho razão? Não? Com o fantástico email que a minha comadre me enviou?

Uma manhã no infantário da minha afilhada (4 anos e meio...).
"Passo a descrever o panorama da sala da educadora S.
(onde se
juntava também a educadora J. e respectivas crianças),
quando hoje
cheguei à escola:
todos os meninos sentados no tapete a olhar para um

computador portátil comodamente instalado sobre um banquinho,
e ao lado
deste a educadora S. apresentava aos meninos...
o blog da madrinha fada*do*lar!!!
"

Um beijinho muito especial para a Catarina, para todos os meninos e meninas e para as simpáticas e sábias educadoras S. e J.
Que maravilha! De pequenino se torce o pepino e não tarda nada arrisco a sugerir novos programas curriculares ao Ministério da Educação. Pois então! :D

Etiquetas:

segunda-feira, abril 16, 2007

award



A fada anda a tentar pôr os seus pequenos neurónios a funcionar, o que nem sempre é fácil dado – regra geral – andar com a cabeça nas nuvens...
Mas, com a baba a escorrer-lhe pelos queixos, só pode fazer um esforço enorme para corresponder e muito agradecer o mighty award, algo fora de categoria..., que lhe foi concedido pelo amigo de longa data Sr. Silvares, dono do mui respeitável 100 cabeças, com "só", mais ou menos, 100 biliões de neurónios por cada uma, estão a ver o calibre da coisa.
Falo do thinking blogger award, projecto iniciado aqui, e que tem por base as comuns correntes bloguísticas, neste caso a eleição de 5 blogs dignos de referência, e acima de tudo que nos ponham a pensar.
Chegado o momento da minha escolha, claro que não é fácil. Decerto que deixo de fora muitas das minhas casas favoritas, mas cá vai a lista da fada, assim a quente:



espelho meu
A casa da Dakini repleta de reflexos, que decididamente me deixam sempre ecos marcantes no interior da cabecinha.

feel that
Da nossa caríssima (e ultimamente desaparecida) Miss Carpinteiro, com o bom gosto na ponta dos dedos, sempre com excelentes sugestões dignas das melhores agendas culturais.

mouseland
A toca da Mouse abundante de ensaios, críticas,
polémicas, enigmas e jogos.
Um quebra-cabeças
nem sempre fácil de resolver.

o céu sobre lisboa
Uma casa portuguesa, com certeza, com longo historial e imaculada reputação. Mobilada, pelo Pedro, com os melhores pensamentos e decorada com os mais ilustres retratos de família.

algonuevo
E para terminar, algo novo! A casa de um vizinho italiano, poliglota, e com muitos e variados assuntos de interesse. Um novo must da fada!

Não se esqueçam que cada um dos ilustres nomeados têm que eleger outros 5 blogs, and so on...

Etiquetas:

sexta-feira, abril 13, 2007

paraskevidekatriaphobia



Que bom, é sexta-feira!!! (todos concordam comigo, certo?)
E é dia 13! Digam o que quiserem, mas a fada sempre gostou do número 13 e sempre o associou a uma aura de sorte, em vez do tradicional azar. Gostos e manias...
Por mim, a combinação é perfeita e vá-se lá pensar em 13 comensais sentados à Última Ceia ou Adão a tentar Eva numa pacata sexta-feira...
De qualquer forma, e caso tenham alguns vagos arrepios a percorrer-vos a espinha, como a uns quantos milhões de pessoas neste mundo, que hoje não se atrevem a sair da cama, ao menos tomem as mínimas precauções: ferradura na algibeira, trevo de quatro folhas na mão, não passem por debaixo de uma escada e ACIMA DE TUDO evitem a todo o custo que algum gatinho(a) preto se atravesse no vosso caminho... ;)

Cats are believed to have the ability to sense
the presence of spirits before humans notice them.
Black cats, because of their ability to remain unseen in dark places or at night,
were considered especially desirable partners for witches.
Some witches were purported to have the ability to shape-shift into a cat nine times,
hence the archaic belief that cats have "nine lives".

Many modern witches keep black cats as pets, and view them as sacred.

(Afinal as bruxinhas é que percebem da coisa. Sejam modernos!)

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 12, 2007

800 receitas




No outro dia num final de tarde ventosa, a fada cruzou – quase a voar – a Praça da Figueira e não resistiu em ir dar uma espreitadinha à Feira do Livro Manuseado. Não que a desconsolada e pálida môno-tenda oferecesse grande resguardo, mas uma desculpa para vasculhar uns livrecos é sempre válida.
Infelizmente não encontrei grande coisa, fora uns três romances simpáticos (ainda não consegui largar o primeiro a que me dediquei à leitura), mas a melhor compra e pechincha, foi sem dúvida a colecção de 8 exemplares dos livros de receitas da Rosa Maria "100 Maneiras de Cozinhar".
Passo a enumerar: Acepipes, Môlhos e Saladas, Sôpas, Ovos, Peixe, Carne, Cozinha Vegetariana, Compotas e Geleias e Fazer Doces.
Estes pequenos manuais são notáveis, quanto mais não seja pelas suas fantásticas capas! Bom, sim, também consigo julgar os livros by the cover e neste caso a arte gráfica parece-me que ficou, de longe, a ganhar. Não desfazendo os talentos da incontornável e caríssima Rosa Maria, reconhecemos ainda que a sua espantosa capacidade de condensar 100 receitas por volume (de singelas 32 páginas cada) implica um poder de síntese, comunicação e imaginação surpreendente...
Confirmem e tomem lá nota de umas quantas, num post-it:

Sopa "Charrette" (original)
Aloura-se uma cebola partida miudinha, juntado,
por pessoa, uma colher, das de sopa, de aletria.

Voltar para que aloure bem. Deitar caldo de carne, sal e pimenta.

Ovos com rãs (mais ainda...)
Cortam-se as coxas das rãs, limpam-se de peles e põem-se em vinha de alhos.
Passado algum tempo, enxugam-se, passam-se em farinha e fritam-se;
estrelam-se ovos e dispôem-se num prato.

Carapaus com molho de tomate (assim, também eu)
Fritam-se os carapaus e batatas, e servem-se com molho de tomate.
(ver receita no livro Arte de Cozinhar, por Rosinha Costa).

Frango Real (cinematográfico)
Coza-se um frango que se coloca na travessa, enterrado (!!!)
em molho espesso de tomate e guarnecido com esparregado de espinafres (???)
enfeitado com rodelas de ovo cozido, bem duro (?!?!).

Abstenho-me de partilhar os impressionantes textos alusivos a Mãozinhas de Carneiro à Portuguesa, Miolos à Alentejana e Orelha de Porco à Veneziana, porque têm todos mais de três linhas...
Mas certo é que, nos nossos tempos modernos, estas receitas ainda apresentam a prática vantagem de poderem ser trocadas – via sms – em qualquer momento de aflição.
E tudo por 0,75 cêntimos ó-livro. Ora então, no poupar é que está o ganho!

Etiquetas:

quarta-feira, abril 11, 2007

achado



Inverno/Primavera – Primavera/Inverno – Inverno/Primavera
O sapatinho ideal para estes indefinidos dias de transição...
Não é carne, nem é peixe. Não é flor, nem é urtiga...
Errrrr... gosto da cor! <8\

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 09, 2007

folar sem folgar



A vida no campo é uma felicidade.
Lá foi a fada passear à serra de visita à sua estrepitosa afilhada, no contexto de uma celebração muito apropriada à Páscoa: a noite dos Folares!
Já vos contei aqui algumas das incríveis façanhas e invejáveis dotes fado-do-lar do meu compadre (exemplo #1 e exemplo #2), mas desta vez excedeu-se...
De certeza que o frio também serviu de desculpa para não sair da frente do forno de lenha, mas passar lá 18 horas (DEZOITO!) a cozer folares, chega para bater qualquer recorde do Guinness. Apenas com um ajudante, das 10h da manhã às 04 da madrugada, preparou, misturou, amassou e sovou 7 quilos de massa! Depois de levedada (2 alguidares de barro gigantescos), tendeu a massa e preparou uns meros 17 folares para o forno (!!!! contei assim a olho nú, mas pode ter escapado algum).




A receita preparada não foi a dos tradicionais folares com os ovos cozidos, mas sim uma especialidade algarvia, escura, densa e pegajosa. Uma mistura de farinha, canela, açúcar, manteiga, ovos, leite, vinho do porto e chá feito com erva doce, anis estrelado e paus de canela.
Antes de ir ao forno ainda é tudo besuntado e enrolado em açúcar amarelo, muuuuuuita canela e mais manteiga para criar um melaço/caramelo de fazer lamber os dedos. Divinal!





No meio de tamanha tarefa de Hércules, e rentabilizar os "momentos mortos", ainda foi preparando uns petisquitos para aproveitar as preciosas brasas que tudo assaram num piscar de olhos.
A saber: uma bôla salgada suficiente para alimentar um exército, vários chouriços, alheiras, farinheiras e afins, uns franguitos, uma travessa de borrego e uns quilitos de febras e entremeadas. Para acompanhar: pão e broa. Tudo para aconchegar o estômago dos convivas e fazer uma caminha para os tão ansiados folares, os reis da noite, pois claro, (entre outras sobremesas avulsas...ai...).
Adiante, pessoalmente fiquei sinceramente feliz por ter sobrevivido até ao dia seguinte sem o meu estômago (e cérebro) ter entrado em completa apoplexia.



De qualquer forma, chegados a sexta-feira santa impôs-se uma certa parcimónia. Com menús normalmente inexistentes na rotina da fada, como o pequeno-almoço – com folar – e almoço – com folar à sobremesa, pouco depois das 19 horas teve início o lanche ajantarado... Mas nada de excessos, convenhamos, e assados sumptuosos nem pensar!
Pronto... foram só uns quantos (muitos) quilos de amêijoas, conquilhas e camarões... Acompanhamentos e outros delicatessen à parte, deixo-vos adivinhar o momento dos doces.
Errrrrr, ainda com alguma hesitação confesso que, para o regresso à cidade, a comadre me preparou o farnel (para um mês), e ali na minha cozinha exibo com orgulho UM LINDO FOLAR com um laçarote verde, muito borrego, muita bôla e uma alheira. E mais não veio porque não deixei.
Ah... e a caixa das amêndoas de chocolate, essa, já vai a meio e está aqui ao lado do computador... BONC!

Não restam dúvidas que para a fada os preceitos da época alteraram-se radicalmente.
Sabem... aquela coisa do jejum... na pré-Páscoa?... Pois, passou definitavamente a PÓS!
%-|

Etiquetas: , ,

domingo, abril 08, 2007

felices pascuas


Mis cariños para ustedes!
No se olviden de las almendras...

Etiquetas:

quarta-feira, abril 04, 2007

off we go



Entre a possibilidade de desligar este blog ou continuar a despejar lamúrias e estados de espírito que nada têm a ver com a natureza deste espaço vou, por enquanto, fazer um esforço para manter alguma comunicação positiva com a minha querida vizinhança, na esperança de as coisas gradualmente voltarem ao normal.
Mais uma vez agradeço a vossa colaboração, simpatia e compreensão pela fase caótica que esta casa atravessa.
Sem estórias ou aventuras felizes para contar, posso ir mostrando imagens bonitas para vocês escreverem legendas ;), mas há no entanto sempre espaço para um "serviço público" vital na bloglândia, que pode ir alimentando alguns elos.
Para tentar reduzir a pilha gigante dos assuntos pendentes hoje vou convidar-vos a visitar outras vizinhas:
1. A começar pela LK, que necessita da vossa ajuda para as suas piratarias, através da resposta a três simples perguntas sobre a cidade de Lisboa. Go on, demora 2 minutos! ;)
2. A fadinha quer agradecer muito um belo destaque feito na casa da tchetcha, ainda por cima orgulhosamente apresentado ao lado da nossa vizinha Moskki!
Só não percebi porque estamos classificadas na categoria "artesanato"... eheheheheh.
3.
E para gáudio das amantes do... ponto-cruz... a nany preparou uma surpresa, dedicando-me um divertido gráfico... adivinhem... com o desenho de uma fadinha! :)
Entretenham-se, que eu já volto...

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 02, 2007

arf...



Ando a viver dentro de uma bolha...
Falta-me o ar ou entro em hiperventilação.
A atmosfera que me rodeia é asfixiante e venenosa.
Para agravar o bloqueio, uns quantos micróbios da gripe também chegaram
e instalaram-se sem pré-aviso.
Assim que reabastecer as botijas de oxigénio, regressarei com novo fôlego
para poder comunicar de forma saudável e voltar a visitar os vossos belos lares,
já sem qualquer perigo de contágio.
Doces beijinhos e muitas saudades. Até já!

Etiquetas: ,

Mais recente›  ‹Mais antiga