terça-feira, julho 31, 2007

P&P lemon chiffon cake



Para rematar a reportagem da festarola do passado sábado:
Tinha prometido à Mouse o bolinho de aniversário, ela escolheu um lemon flavour e depois de confirmada a preferência também com o Pedro, lancei os ovos à tijela:

250 gr de farinha
200 gr de açúcar
3 colheres de chá rasas de fermento
1 colher de chá rasa de sal
3 gemas
6 claras
8 colheres de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de água
sumo de 3 limões
casca de 1 limão, ralada

Ligar o forno a 180 graus. Revestir o fundo de 2 formas de aro com papel vegetal.
Peneirar a farinha e juntar 150 gr de açúcar, o sal e o fermento. Misturar bem.
Numa outra tijela misturar o óleo, a água, o sumo e casca do limão e as gemas. Misturar ligeiramente com a batedeira de varas em velocidade média. Juntar a mistura à farinha e bater muuuuuito bem, até obter uma massa fôfa e homogénea.
Numa tijela grande bater as claras em castelo com uma pitada de sal e as restantes 50 gr de açúcar. Bater até estarem em castelo muuuuuito duro.
Deixar cair em fitas a massa da farinha sobre as claras, lentamente e envolvendo muito cuidadosamente de baixo para cima. Não bater! Não se deve "matar" as bolhinhas de ar e a leveza das claras.
Imediatamente a seguir dividir a massa pelas 2 formas e levar ao forno durante ± 30 minutos ou até os bolos estarem cozidos.
Deixar arrefecer dentro das formas — viradas ao contrário — com espaço para o ar circular por debaixo. Quando estiverem frios, passar uma faca fina pelos lados dos bolos/formas e desenformar.

Este bolo é facílimo de fazer e está pronto num piscar de olhos. Em pouco mais de uma hora, voilá, um refrescante chiffon de limão, excelente sobremesa de Verão. Podem cozê-lo numa única forma — desde que seja bastante alta — e servir, assim plain, se gostam do sabor cítrico puro. Devem guardá-lo no frigorífico,
coberto.



Mas... há sempre um mas... se quiserem sarilhos e perder metade de um dia na cozinha... escolham uma qualquer forma de o rechear e decorar. A fada optou por um recheio cuja receita encontrou na net. Very easy, also:

1 lata de leite condensado
sumo de um limão (se quiserem com uma pitada de gelatina em pó)

É só isso, soa estranho, mas garanto que funciona, tanto em sabor como em textura.
Basta bater durante uns minutos até obterem um creme espesso e homogéneo.
Devem deixar repousar no frigorífico durante 3 horas antes de usar.
Milagrosamente o limão faz "prender" o leite (um nico de gelatina foi só precaução) e o creme fica perfeito e compacto para rechear sem escorrer um pingo.



Como a Mouse também tinha suspirado por framboesas, dei-lhe algo parecido... mas mais ácido para contrastar com o leite condensado e combinar com o limão: groselhas.
Enterrei-as no recheio, o que provocou um efeito gráfico curioso... ehehhehe.



Acabem de montar o bolo — atenção — o chiffon fica extremamente fôfo e húmido e deve ser manuseado com o máximo cuidado. Limpem todas as migalhas possíveis e de preferência passem uma camadinha de geleia de fruta diluída ou uma clara de ovo, antes de colocar a cobertura, para ficar mais uniforme e sem "grumos".
Passemos à decoração: neste caso fiftie/fiftie pink/blue, para ela e para ele.
Improvisei uma régua de cartão para dividir o bolo ao meio e separar as cores. Fiz um glacê com 2 claras de ovo muito batidas com icing sugar q.b. (bastante para ficar um creme bem espesso) e um xiripiti de limão para não fugir ao mote.
Depois é besuntar com muuuuita paciência (2 camadas...), com uma espátula que se vai mergulhando em água a ferver para alisar (o melhor possível) o creme.



O cake (que ficou gigantesco!) foi rematado com os 2 inevitáveis P's! De Pat e Pete.
Ah! 2 velinhas de cores correspondentes foram plantadas no centro dos "olhinhos" ;)



Apesar de correr o boato que um dos aniversariantes nem sequer provou uma migalha.... (outrageous!), acho que os convidados até apreciaram a sobremesa.
Por mim gostei, e modéstia à parte, acho que vou repetir esta receita em breve (e não aceito comentários sobre o naperon de papel...) ;)

Etiquetas: ,

segunda-feira, julho 30, 2007

foot-marc #2



Antes da fada cair de si, a fada caiu em si...
Cá estão os bichinhos de 5 post's atrás. Voaram desde Bolonha até Lisboa para visitarem os meus pézinhos. Com bilhete de ida-e-volta...
Depois de 2 ou 3 meses de cerrado namoro em frente ao écran do computador, a babar perante as opções preto, ou marfim, ou azul, ou vermelho... a arreganhar os cabelos com os cifrões dos queridos, e finalmente a cintilar de alegria com as quedas sucessivas dos ditos $$ em tempo de saldos, aqui estão eles nas minhas mãos.
Mas, infelizmente, não nos meus pés. Além de ligeiramente apertaditos, as vertigens e falta de noção de equilíbrio são tais (12 cm!), que a fada desta vez não arrisca a partir o pescoço :(
Se eventualmente alguma das mademoiselles tiver a coragem, mande um mail urgente. Aqui a cinderela calça o 38...

Etiquetas:

P & P


PARABÉNS & PARABÉNS

Com um dia de atraso [29 de Julho] mas a culpa é toda vossa...
A fada ficou num estado deplorável depois da festarola %-)
Muitos beijinhos e muitos parabéns pelo aniversário duplo
da Mouse e do Pedrocas.

Incluindo tripla comemoração pela inauguração de uma nova
e lindíssima
casa nas colinas de Lisboa.
A fada até vestiu de propósito um vestido ROXO (érre-ó-xis-ó) em honra
de uma estrepitosa cozinha ROXA (érre-ó-xis-á!!!) %-D

... E também houve direito a um fairy cake especial...
mais notícias logo a seguir ao intervalo.

Etiquetas: ,

sábado, julho 28, 2007

happy-grunft-holidays



Pronto... esta já se foi... e oficialmente foi só a primeira.
Imagino que daqui nada o estaminé vai ficar às moscas com a perspectiva da partida em massa da vizinhança, rumo ao sul, ao norte, ao este e ao oeste, às ilhas luxuriantes, aos países exóticos, a um qualquer último paraíso na terra, em suma: rumo às férias. Grunft!
Claro que vos desejo — dos recôndidos do meu coração — uns dias maravilhosos, cheios de glamour e de papo para o ar. E também vos exigo 3 postalitos por dia na caixa do correio, no mínimo.
Se detectaram um qualquer subtil laivo de inveja nas minhas palavras... é pura coincidência. Grunft!
Também a fada anda aqui a escolher bathing suits
, umbrellas, e sunglasses para as suas férias ao sol e em frente ao mar. Que se esperam e muito desejam para breve, ainda este verão, se possível...
Depois da frustração aniquilante do ano passado,
a esperança (ainda) é a última a morrer, certo? Grunft!

Etiquetas: ,

quinta-feira, julho 26, 2007

one big happy family



Ah! que felicidade. A família da bloglândia expande-se, multiplica-se e cresce tal qual um formigueiro (ainda não vos disse que a minha cozinha foi novamente invadida, pois não? pois sim!).
Os graus de parentesco são muitos mas passei a ter oficialmente um novo primo. E que honra acolher (ou ser acolhida) na árvore geneológica do mui admirável Mr. Lorenzetti.
Vamos ter direito a jantares de Natal, almoços de Páscoa e lanches de aniversário? :)
Viva os family gatherings!

Etiquetas:

quarta-feira, julho 25, 2007

pauzinhos ao sol


Metem-se num caixote, com troços de cana e troncos secos de oregãos, durante 8 dias.
Lavam-se em tantas águas quantas forem necessárias para eliminar quaisquer mucosidades.
Põem-se ao lume em água fria temperada com sal e MUITOS oregãos. Querendo-os picantes, juntam-se algumas malaguetas. Logo que levanta fervura, deixam-se cozer durante 5 minutos, o máximo, e escorrem-se num passador.

Esta época não tem andado muito favorável para um dos pitéus favoritos da fada.
Para não ferir certas susceptibilidades, manter a postura e o ar très chic-chic, direi apenas que me pélo por Escargots! (dos pequenininhos, se faz favor...).

Etiquetas:

terça-feira, julho 24, 2007

foot-marc



Hum, não resisti... Fui aos saldos... à distância de um click...
Chegam amanhã, calculo eu. Uma dor nos pés e na coluna também... entregue expressamente e em mãos pela UPS.
Esperemos que não seja obrigada a um reenvio/devolução, se o drama se revelar idêntico a este %-\
É que, a bem dizer, já não tenho espaço para mais bibelot's... hum, pois.

Etiquetas:

quinta-feira, julho 19, 2007

aloha!



Hula-Hula, Luau!
Este mês tem sido pródigo em celebrações de aniversários e hoje temos mais um. E isso é sinónimo de... FESTA! :D
A Baliza, a marcar golos desde 1999, recebe todos os amigos em cenário tropical. Portanto todos à bica esta noite dentro do dress-code o-b-r-i-g-a-t-ó-r-i-o!!!
E não refilem que é muito fácil: chinelo "havaiana" já todos têm, calções ou uma saia/ vestido florido idem. Basta um bocadido de imaginação colorida e acrescentar umas flores, pulseiras e colares tutti-frutti. See you there :)

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 18, 2007

blogo-tv-rural




Sumi-me durante mais uns tempos...
Desta vez para passar uns pacatos diazinhos na serra, na companhia da pimpolha minha afilhada e dos meus queridos compadres, os melhores anfitriões do mundo! :)
Como é hábito, o tempo passou devagar e a fada mongou de preguiça no meio do campo. Que bom!
Entre dias tórridos de verdadeiro verão "à moda antiga" e flic-flac's súbitos de chuva e frio... claro que houve oportunidade para os festins já habituais. Desta vez uma mega sardinhada e almoçarada, no jardim da fantástica tia Filó, servida em longa mesa corrida debaixo de latadas de videiras.
Consegui manter o meu record de 3 gordas sardinhas em cima do pão e quilos de salada com muito pimento, nham-nham. Abstive-me do cheiroso coelho guisado para guardar espaço para as sobremesas, também elas à moda antiga... Ou seja, TODAS praticamente inspirações conventuais com taaaaaanto ovo e açúcar que por pouco não sucumbi a uma crise de fígado fulminante! %-|





Ainda consegui fazer uma mini-reportagem à horta caseira mais bem cuidada e aprumada que jamais vi. Uma verdadeira obra-de-arte de formas e cores!
Imaginem cozinhar o almoço enquanto arracam directamente os ingredientes da terra: extensos tomateiros em gaiola, infinitas couves de toda a espécie incluindo umas deslumbrantes couve-roxa, mantos de farfalhuda rama de cenoura, viçosos e gigantes feijoeiros mágicos, mares de abóboras e melancias, paredes de milho, muita cebola, pepino, beringela, nabiças, ervas aromáticas, etc, etc, etc, etc... muito etc! :)
Quanto à fruta a mesma coisa, claro. Ou não tivesse trazido para casa (à força) o meu peso em suculentas e deliciosas ameixas amarelas acabadinhas de apanhar.
Estou em absoluto excesso de armazenamento e a considerar ir à procura de umas quantas receitas de tartes, geleias, compotas e chutneys de ameixa.
Para quem estiver interessado, tenho ali uns cestinhos de fruta prontos para dispensar à vizinhança...

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 11, 2007

olhó robot




Definitivamente não foi a criação mais estrepitosa da fada, mas a intenção é que conta...
Um robot meio tremelicante para o aniversário do nosso querido e doce amigo Ruizinho. As 2 velinhas nas orelhas são só simbólicas... ;)
Um bolo meio improvisado com a base do red velvet de há um ano atrás. À massa acrescentei mais um ovo, um pouco de natas e MUITO cacau... (aliás demasiado, pois acabou por ficar algo amargo — já devia ter aprendido que em doçaria não se inventa de ânimo leve).
Depois foi recheado com natas simples e coberto com creme de chocolate (uma tablete derretida em banho-maria, batida com manteiga, natas e icing-sugar).
De qualquer forma foi agradável regressar à cozinha e começar a desenferrujar os dedinhos. Bom apetite :)

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 10, 2007

royal revelation

Mais mimos.
A fada passou a morar numa casa real. Depois de bastante distraída nos últimos meses com este aristocrata amigo, finalmente os reinos estão unidos.
Recomendo vivamente uma visita atenta à residência de Monsieur Royal, repleta de sugestões de requintadíssimo gosto e de um sentido de humor acima de qualquer fleuma britânica... facto mais do que provado, lendo as suas palavras ao apresentar a fada como:
"falsa dona de casa [falsa quê???], lírica [hein?] e em constante over-acting" [desculpe, importa-se de repetir?...].

Etiquetas: ,

mimos



A fada está a tornar-se numa vaidosa incorrigível mas a culpa é toda vossa!
Celebrações e mimos pelo meu regresso, deixam o ego ultra-inchado.
Os cupcakes são oferta da Moskki (que a cada dia que passa recheia a casa com regalos para a vista cada vez mais estonteantes) e o trapézio veio da Mimi (senão tivesse sido ela a dar-me um abanão/estímulo há uns dias atrás, se calhar esta casa ainda estava parada...)
Obrigada a ambas. Escuso de repetir que adoro as minhas doces vizinhas :D

Etiquetas:

domingo, julho 08, 2007

mais oui!


PARABÉNS!!!

Hoje é dia de festa! Muitas felicidades! Muitos anos de vida! Clap! Clap! Clap!
Para o Charlie. O meu "irmão", o meu melhor amigo.
Claro que és lindo, único, especial e a criatura mais interessante e inteligente que tive a honra de conhecer.
Salut, para o batráquio mais charmant do planeta! ;)

Etiquetas:

quinta-feira, julho 05, 2007

a corrida


Deveria ter sido ontem, mas afinal vai ser hoje, aliás, agora!
A fada é uma criatura de ritmos e práticas l-e-n-t-a-s mas, ironicamente, neste capítulo bate todos os records de velocidade.
Eheheheheh, nham-nham!

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 04, 2007

back to action

A rentrée estival na fairywonderland está oficialmente aberta! :D
A fada ainda está viva e recomenda-se, atirou para trás das costas as lamúrias e enxotou de vez as nuvens cinzentas.
Asfixiada no meio de um turbilhão de trabalho, sem um segundo disponível, fui obrigada ao abandono das lides desta casa.
Depois de muito vaiada, insultada, xingada (estou a considerar abrir aqui uma caixa de reclamações...), mas acima de tudo mimada durante esta ausência prolongada, vou agora tentar reaprender as rotinas e ritmos da bloglândia e fazer um catch-up com as tricas, intrigas e escândalos da vizinhança.

Primeiro passo a dar: bater-vos às portas, cuscar e matar saudades.
Regressarei sem mais delongas com o relatório. Até já, já, já!

Etiquetas:

Mais recente›  ‹Mais antiga