segunda-feira, fevereiro 27, 2006

masquerade

Como é Carnaval e ninguém leva a mal, por um dia não me importava de assumir este look e parte do sex appeal desta menina que consegue manter sempre um laivo de inocência nas pestanas.
Dita a rainha do burlesco não é exactamente o meu modelo de rapariga, mas não deixo de a considerar deslumbrante e para nosso deleite de vez em quando vem ondular plumas debaixo do tecto do Lux.

Bem... suspiros e devaneios à parte, pluma a mais ou pluma a menos, o mais provável é que hoje apareça na
s festas carnavalescas mais ou menos assim:
(I’m always faithfull to my style ;-)


Etiquetas: ,

sábado, fevereiro 25, 2006

frida

Inaugurou no CCB a tão esperada exposição do ano: Frida Kahlo. Anunciada: «Depois da Tate Modern de Londres e da Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela, é a vez de Lisboa receber a mais completa exposição sobre Frida Kahlo realizada nas últimas décadas (...)», fico com a impressão que os bolds não correspondem exactamente à realidade...
Pelo menos na Tate, ao que sei, foi apresentada uma mega retrospectiva englobando onze salas de exposição (!). O que podemos ver em Lisboa (exactamente o mesmo que passou pela Galiza) é apenas uma pequena parte da colecção, proveniente do Museu Dolores Olmedo no México.
Enfim, tirando a bela surpresa de ver o CCB engalanado de festa, servindo guacamole, muitas margueritas e, pasme-se :-D, música ao vivo com uma banda de mariachi’s vestidos a rigor, confesso que a exposição em si foi uma triste decepção, e não sou a única com a mesma opinião.
Depois de vasculhar a memória do meu museu do imaginário, desde sempre muito recheado com as imagens e história da incrível obra desta fascinante personagem e artista, por incrível que pareça, penso que foi a primeira vez que vi ao vivo obras de Frida. A expectativa e emoção que antecipei, esmoreceu :-(
Não está em causa a qualidade da meia-dúzia de peças expostas (26 no total, para ser mais exacta) mas só isto, sabe a muito, muito, muito, pouco.
Vou afogar a tristeza num mar de tequilla...


Etiquetas: , ,

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

naughty carnival



Ah, ah, ah, ainda não tinha terminado de escrever o post anterior e... nem de propósito: o nosso caro leitor Kamal, enviou à fada-do-lar uma sugestão de novos uniformes – e não, não tenho nenhum fétiche, eheheh.
A escolha dele recaiu numas
naughty nurses, capazes de fazerem subir a tensão arterial a qualquer paciente desprevenido...
Mas, esqueceu-se certamente de ver outras opções senão, teria sugerido também umas fairies ou personagens de fairy tales, como as nossas
favoritas Alice, Dorothy ou mesmo a Capuchinho Vermelho. E não só, a escolha é muito variada: french maids, super-heróis, cheerleaders, bunnies, e todas as outras variantes que envolvam, rendas, setins e pom-pons.
Esta galeria chegou no momento certo e vai ser uma preciosa fonte de inspiração (muito obrigado!) para a montagem da minha personagem de Carnaval :-D
No entanto, escusado será dizer que, qualquer que seja o vestidinho a escolher, terá seguramente mais dois palmos de bainha...

Etiquetas: ,

let's pretend

Há uns quantos anos que a fada-do-lar não brinca ao Carnaval, mas este ano decidiu que vai celebrar com muitas serpentinas e confettis. Faz bem ao espírito e rir é o melhor remédio.
Mas agora coloca-se o problema habitual: mascarar-me de quê?
Da última vez transfigurei-me de Primavera, hum... e à conta disso destrui todos os ramalhetes de flores de plástico cá de casa, portanto não posso repetir a proeza.
Se tiverem alguma sugestão, todas são bem-vindas. Entretanto vou começar a vasculhar o guarda-roupa em busca de inspiração e de algum trapito sugestivo.
Em desespero de causa tenho sempre de reserva um avental, saltos-altos e um espanador..
.

Etiquetas: ,

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

fadas-do-lar worldwide

Antes de iniciar este blog, a fada-do-lar percorreu por infinitas vezes a weblândia em busca de casinhas alheias com as quais se pudesse identificar, juntando o imaginário gráfico e os conteúdos que me fascinam. Sempre em vão, e admito que o objectivo não era fácil. O minimal nunca me comoveu e blogs brancos, sem imagens e com tipografia a azul-escuro sempre me causaram arrepios e tédio.
No entanto, e para grande felicidade minha, nos últimos tempos consegui descobrir algumas moradas que mereceram a minha admiração. A mais impressionante é:

Este blog, de uma menina fada-do-lar rockabilly (!!!!) é um mundo infinito de preciosidades vintage, relicário de receitas, links deliciosos, curiosidades delirantes e apontamentos comoventes. Escusado será dizer que li o blog de ponta a ponta e que me apetece roubar tudo! Prestem particular atenção aos dotes culinários da senhora: consegue reproduzir receitas da avózinha, a partir de livros ou revistas de época, na p-e-r-f-e-i-ç-ã-o. São obras-de-arte!
[ai! que não consigo ocultar a inveja que me corrói...]


Outro blog que prima pelo humor e aspecto gráfico apelativo. De tom mais corrosivo, os diários desta dona-de-casa em múltiplas aventuras são quase dignos de uma série de TV.
E mais 20 pontos extra para a senhora só por ser fan da Doris Day! (roubei o link, que já mora na lista aqui ao lado...eheheh)


É um blog de peso! Muito interessante na modesta opinião da fadinha, extremamente completo, com humor, boas dicas e belas imagens. A pesquisa é verdadeiramente imensa dentro das muitas secções disponíveis e os links sugeridos são para todos os gostos.
Por exemplo, hoje escolhi levittown – building the suburban dream, um novo blog, só sobre cozinhas! Dos velhos tempos, é claro.


Mais soft e com uma decoração catita, este blog é pouco ilustrado mas as estórinhas são bem divertidas. Por exemplo, leiam sobre o escaldante romance entre os super-heróis Spiderman e Batman...

Com estes mimos, e ainda espero vir a descobrir outros, inaugurei um novo item no sidebar: as home fairies. E com estas novas vizinhas, começo a ponderar a hipótese de traduzir o fairywonderland para inglês... eh eh eh.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

cookie monsters

«Foram necessários 72.000 biscoitos e bolachas e seis dias de trabalho para construir paisagens de cidades de todo o mundo. Em Londres um grupo de artistas deu vida a esta curiosa instalação feita de pastelaria seca de todo o tipo. Entre as obras mais interessantes contam-se uma gulosa interpretação do Empire State Building ou a representação de aldeia tradicional asiática.»
{curiosidade enviada por signore Porfirio, Italy. Grazie mille.}

Etiquetas: ,

ponto-cruz

Ainda não é dia do correio-da-fada, mas em resposta a um mail recebido e antes que perca a validade aqui vai um destaque ao Major Alverca, na sua contagem descrescente até 09 de Março…
Na verdade o que me sensibilizou foram os quadros bordados a ponto-cruz.
Acreditam que ainda exista alguma esperança, gasp?

[up-date: quem veio parar a este post por "engano", o ponto cruz a sério, com desenhos da Betty Boop e tudo, está aqui!]

Etiquetas: ,

erro

Se realmente querem ver uniformes da companhia aérea tirolesa ou outras, por favor regressem aqui.
O link estava errado (e só agora é que me dizem??).
As minhas desculpas...

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 21, 2006

dobrí den!


E a minha colecção de souvenirs continua em franca expansão :-)
Estes são alguns dos oferecidos pela querida amiga Tixi, recém regressada de terras eslavas.
Quanto aos outfits das Barbies, não consigo decidir qual o mais bonito para copiar o modelo, por outro lado este saca-rolhas de bigodes e vestido de verde faz-me lembrar alguém...
(Como é que se escreve muito obrigado em checo?)

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

recuerdos #2


E ainda... costuma dizer-se que: “de Espanha nem bom vento, nem bom casamento”... até pode ser verdade mas em matéria de recuerdos não me posso queixar.
Para além destas 2 muñecas para alegrarem a decoração do lar, a fada regressou quase com excesso de bagagem às costas.
Aquele sonho de entrar numa loja de roupa e termos a consciência (oscilante entre a felicidade e o terror) de que TODOS os itens disponíveis fazem parte da nossa wish list, realmente pode transformar-se num pesadelo... o da escolha!
Isso aconteceu-me numa tienda na Fuencarral, e não houve Divina Providência que me salvasse, mesmo em época de rebajas. Saí com mega sacos a abarrotar com vestidos lindos, e um rombo brutal no orçamento... Infelizmente o site não faz juz às delícias da loja, mas já estou a contar os dias até ao meu regresso, em Fevereiro de 2007.

Outra delícia, made in france, é esta lojinha Lollipops, onde só não comprei uma deslumbrante mala para transportar o french poddle, simplesmente porque me falta o poddle...
Numa loja já minha velha conhecida, lá fiz o gosto com outro vestidinho Micocotte e na Custo, a muito custo, sai a roer as unhas...
De qualquer forma o guarda-roupa Inverno/ Primavera 2006 está garantido! :-D
De sapatos (o grande fétiche da fada), a coisa foi discreta: um único par! Snif, mas não se pode ter tudo.

Outra mania eterna, dvd’s de classic movies e livros, livros, livros, de preferência de Arte ou de Ilustração, também foi agradavelmente preenchida com algumas (antigamente pechinchas) aquisições nos Vips, mas as jóias vieram da sempre magnífica livraria do Museu Reina Sofia.
Foi muito bom, ver na secção de livros infantis, uns quantos exemplares de autores portugueses nossos conhecidos como o André Letria ou a Marta Torrão. E tudo edições espanholas, leia-se!
Espanhóis à parte, Espanha é um grande país...

Etiquetas: , ,

sábado, fevereiro 18, 2006

pragas

© gettyimages
Grunft... estava a fadinha, de toalha enrolada acabada de sair do banho, quando o telefone tocou. Era a vizinha da fente, a minha favorita, um doce de senhora no alto dos seus 94 anos.
Ligou “a procurar” se eu estava bem, mais concretamente, se eu estava viva... “porque para se morrer não é preciso ser velho...”, até já aconteceu aqui na rua “uma vizinha esticou o pernil e só deram conta quando o cão latiu dias a fio intoxicado com o cheiro”. Portanto a partir de agora, sempre que eu desaparecer do mapa “faça o favor de avisar!!!”.
Todo este nervosismo, simplesmente porque estive 5 dias com as janelas fechadas (os dias da minha viagem). A preocupação até foi transmitida à vizinha de cima que veio 2 vezes tocar à porta e questionar a minha empregada sobre o meu paradeiro (acabei mesmo agora de descobrir...).
As minhas ausências frequentes sempre causaram alguma perturbação mas agora a confiança está a ultrapassar a minha boa-vontade e complacência. No verão é normal entrarem em pânico se deixo alguma janela aberta e imaginam mil e um ladrões em festa cá em casa – uma delas vivia em stress com a fobia de que podiam atirar beatas acesas para dentro do meu quarto (no comments) e etc, etc etc.
Uma hora mais tarde, com o ouvido ainda a zunir e completamente enregelada com a toalha húmida, tento convencer-me que é tudo com boa intenção, porque pelo menos da vizinha quase centenária eu sei que é, mas... da próxima vez que viajar vou deixar uma luz acesa à janela. %-[

Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

o correio da fada #3

© fernando martins
***************************************************
fasten your seat belts
Mais uma sugestão do Fernando: uma colecção de uniformes de companhias aéreas. Já ouviram falar da Paradise Airlines? Ou da Impulse Airlines?? Ou da Carnival Airlines??? Elas andam aí por cima das nossas cabeças.
Como seria de esperar, companhias da Tailândia, Índia, Hawai, Tahiti ou mesmo da Indonésia atravessam os ares com vestidos coloridos e espampanantes. O Irão ganha o prémio “Terror nos Céus”, a burka não está lá, mas é como se estivesse. Mas o verdadeiro luxo asiático vai para a Oman ou a Sahara airlines. Um mimo.
Curiosamente nenhuma companhia portuguesa está representada. Acho que em vez daquelas fatiotas monótonas azuis-escuras com as invariáveis risquinhas vermelhas ou verdes, seria mais divertido vermos as hospedeiras da TAP ou Portugália trajando, no mínimo, as 7 saias da Nazaré...
Para terem uma ideia do que seria possível, vejam o exemplo da Áustria com a sua Tyrolean Airlines. Melhor é impossível!!!

***************************************************
olh’ó rôbot
A Mouse em eterno ping-pong transatlântico manda as últimas novidades sobre arte e tecnologia. Desta vez um up-date sobre o projecto dos robôs de Leonel Moura. Vi alguns destes fantásticos bichinhos, a fazerem a sua arte, na edição do ano passado do Arco.
«Leonel Moura convidado pelo Museu de História Natural de Nova Iorque (AMNH) a criar um robô pintor para a sala da humanidade.
Considerando que, mais do que outros, um robô capaz de produzir a sua própria arte questiona de forma profunda a natureza do ser humano. O novo robô, bastante mais sofisticado do que os anteriores, já se encontra em fase de produção (em colaboração com a empresa IdMind e participação de vários investigadores portugueses de Coimbra e holandeses de Amsterdão) e um primeiro protótipo deverá ser testado a partir de Abril.»

***************************************************
obrigado meninos
A fada, sempre lamechas, esta semana agradece o cantinho residente que ganhou no céu do Pedro (está ali no menú) e no a vida é larga do Tota (o blog também é largo... tem a listagem de outros blogs mais extensa da história da bloglândia, eheheheh ;-D).

***************************************************
a frase da semana
Enviada por mail, de comadre-para-comadre, pela comadre da fada.
«Então comadre, como vai a vida?»

Eu direi que, vai indo comadre, vai indo...

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

recuerdos #1

Foi muito simpática a visita à capital madrilena. Um tempo primaveril, umas quantas exposições de arte interessantes, muitas tapas, muitas cañas e o record absoluto em dores de pés.
Até o Arco estava com um nível superior ao habitual. A arte “gadget” para o turista incauto diminuiu a olhos vistos, o vídeo quase que desapareceu e a fotografia e pintura afirmaram-se em grande força. Gostei de algumas representações canadianas e, pasme-se, norte-americanas. Os chineses, chegados em grande, metiam medo! Curioso, desta vez devo ter-me cruzado apenas com uns 20 amigos portugueses, estranho... Ah! mas “conheci” o director da White Cube de NY, muito entusiasmado com a minha amiga galerista eslovena, eheheheh.

Etiquetas: , ,

from Paris with love

Não era um cartão de São Valentim, mas foi ainda melhor! :-D
De regresso à pátria lusa a fada-do-lar encontrou na sua caixa do correio um lindo postalinho, enviado por Mrs. Pickles, em directo da cidade das luzes.
Uma doçura!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

l'amour, toujours l'amour

© MA • fadadolar
Já passou o Natal, o Carnaval ainda vem longe, mas está aí o Dia dos Namorados.
Quando era garota, e me derretia com estas coisas, ainda ninguém falava do dia 14 (a fada tem uma american rib...), agora paciência, não prevejo alguém a mandar-me um cartão pelo correio a perguntar Want to be my Valentine? * snif *
Mas mando para todos os amigos da fada-do-lar, meninas incluídas para colmatar alguma falha dos “respectivos”, um cartão muito cor-de-rosa e cheio de corações.
É de 2004 e deveria ter sido publicado sob a forma de azulejo (!) mas uma certa espanholita pespineta sentenciou: !no mi gusta!¡ ;o)
Muito amour para todos vós. (em directo de Madrid!)

Etiquetas: , ,

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

adios!


A fada-do-lar está de partida para terras de Espanha, de nécessaire aviado para a viagem e preparada para trazer alguns caramelitos ou outros recuerdos que queiram solicitar.
Como um dever incontornável, segue na romaria artística anual, em busca de inspiração e de dores nos pés, pelos corredores do ARCO.
Escusado será dizer, e como todos vocês sabem, que não se esperam grandes novidades. Vamos juntos falar portuganhól, comer tapas e bocadillos, beber cañas e martinis, marcar encontros no Circulo de Belas Artes e no Chicote, dançar no Cock ou El Morocco, comprar muito nas rebajas e em todos os Vips e, ver a correr todas as exposições paralelas cujos convites nos chegarem às mãos.
Um must é um must e a tradição será sempre o que foi... quer se queira, quer não.

Vai ser um prazer vê-los por lá! Hasta la vista, babies.

Etiquetas: ,

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

fliky, the flake

A partir de amanhã e até dia 26 de Fevereiro vão decorrer os XX Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, Itália.
No recôndido Maio de 2003, a fadinha, num devaneio, criou o Fliky (floco de neve), para apresentar no concurso internacional para a mascote oficial das Olímpiadas. Não ganhou, mas ainda hoje tem grande simpatia por esta bola azul (obrigado, oh Silva! que lhe desenhaste os pés).
Muitos meses mais tarde, e sem nunca ter recebido qualquer notificação do comité organizador, foi com grande surpresa (mas sem grande entusiasmo, confesso) que vi a proposta vencedora, a “Neve” e o “Giz”, curiosamente criações de um designer português! (Pedro Albuquerque, para quem conhecer).

O pobre do Giz é que foi rebaptizado GLIZ, dado que gizzzzz à portuguesa mais deve soar esquimó ao resto do mundo...


Etiquetas: ,

a invasão das formigas

A invasão das aranhas
Para evitar uma invasão de aranhas deve pulverizar os caixilhos das janelas com uma loção feita de alumén por cada dois litros de água. Pode também usar laca para o cabelo.
Quem o diz é Elisabete Andrade, de Lisboa

A invasão dos mosquitos
Ferva uma cebola e depois de fria deve passá-la pelas lâmpadas e pelos caixilhos da janela. À noite coloque um prato com vinagre no quarto. A nós não nos cheira, mas a eles sim.
Quem o diz é Maria do Patrocínio, de Stª Maria da Feira

A invasão das pulgas
Para livrar-se de uma praga de pulgas, queime erva-dos-gatos, artemisa e absinto, para as fumigar. Faça por não respirar o fumo porque é muito prejudicial à saúde... mas é um remédio muito eficaz...
Quem o diz é Henriqueta Correia, de Odemira

A invasão das lesmas
Se o seu jardim estiver cheio de lesmas, coloque na terra vários pratos cheios de cerveja. A cerveja atrai as lesmas que a bebem e em breve... terá o problema resolvido.
Quem o diz é Luísa Martins, de Abrantes


A invasão das formigas
Espero que estas dicas vos sejam úteis, mas o que a fada-do-lar precisa é de uma receita eficaz contra as formigas...
Raramente entram cá em casa animais com mais de duas pernas, mas sempre que há reboliço na casa dos vizinhos do lado, cá chegam excursões de formigas em turismo urbano na bancada da cozinha.
Felizmente que os neighbors estão de mudanças (yes! yes! finalmente! e com sorte a nova vizinha será uma querida amiga da fadinha!), mas não custava nada levarem os black dots pets com eles...
Suspiro por uma solução pacífica, por favor, porque a fada até aprecia formiguinhas e não tem coragem para as esborrachar, nem mesmo nos pic-nics...

Etiquetas: ,

Mais recente›  ‹Mais antiga