terça-feira, março 21, 2006

arigato

E hoje algo completamente diferente, a fada-do-lar apresenta ao mundo a sua primeira receita ilustrada: gelado de chá verde.
Esta versão é uma mistura de várias receitas que tinha por aqui espalhadas (blasfémia?...). Dá para uma taça grande, se preferirem podem reduzir as quantidades para metade.


30 gr de chá verde japonês em pó [Maccha]
10 cl de Cognac
1,5 litro de leite fresco gordo
500 ml de natas espessas
500 gr de açúcar
6 gemas
4 colheres de chá de maisena



1. Deitar o chá em pó numa tigela e verter o Cognac por cima. Misturar muito bem até o chá estar dissolvido e resultar num creme homogéneo.
2. Levar a lume médio o leite e as natas. Mexer até chegar ao ponto de quase fervura. Deixar arrefecer.



3. Bater as gemas com o açúcar e a maisena até obter um creme espesso e esbranquiçado.
4. Juntar suavemente ao preparado do leite e natas, misturar bem para dissolver e levar novamente a lume brando. Mexer continuamente e com paciência... (leva o seu tempo) até o creme engrossar o suficiente para deixar uma fina película colada à colher de pau. Não deixar ferver. Tirar do lume e deixar arrefecer à temperatura ambiente.



5. Por fim, junte o creme de chá e incorpore muito bem.
6. Guarde no frigorífico durante a noite. No dia seguinte leve ao congelador. Quando começar a formarem-se cristais de gelo, volte a bater o gelado e coloque no congelador até solidificar.



Espero que não se assustem com o ar de sopa de ervilhas, eheheheh.
Neste caso, o gelado foi uma das sobremesas de um jantar asiático, servido com fruta fresca e o cozinheiro-mor (a quem vou tentar roubar umas belas receitas), paginou os pratos e juntou mais umas iguarias de ingredientes anónimos. Exóticos, claro! ;-D

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oh la la! This looks taste-y!!! Thanks for dropping by my site yesterday. Wish I was back in Portugal instead of rainy cold Paris. By the way, do you know how to make those delicious custartd tarts (crema de nata sp?) I am missing my daily dose...

Bisous,
Ms. Glaze

abril 03, 2006 8:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Mais recente›  ‹Mais antiga