sexta-feira, julho 14, 2006

turkish delights #2



Para rematar com chave de ouro as minhas aventuras no reino da Turquia, deixo-vos mais uns aromas e sabores exóticos de fazer crescer água na boca.
Estes sim, são os verdadeiros, tradicionais e clássicos Turkish Delights, e mais uma vez me repito a insistir que realmente são uma delícia!
Alguns crocantes, outros esponjosos ou gomosos, aos olhos e ao paladar primeiro estranha-se e depois entranha-se, saboreando devagarinho...
Istambul é, conforme o cliché, um mercado aberto e total em cada ângulo e em cada esquina. Mas foi no Bazar das Especiarias (ou Mercado Egípcio) que os meus sentidos atingiram o auge. Muito antes de entrar já se sente o perfume fortíssimo de todas estas iguarias e ingredientes, muitos deles impossíveis de identificar.
Outro festival é o corropio humano por entre estas bancadas multicolores dignas de um cenário da Disneylândia.





Na minha visita tive direito a ser guiada por um recente amigo turco que se prontificou a levar-me a uma loja de familiares onde fui recebida como uma princesa. Ofereceram-me a provar um pouco de tudo, sempre regado com o incontornável apple tea.
Na bagagem vieram uns quantos goodies que aguardam ansiosamente para fazerem um vistaço em terras lusas. Por exemplo: muito apple tea granulado (claro), a mesma dose para chá de canela, açafrão turco que mais parece plumas de fénix cor amarelo fogo, aromática mistura de pimentas, beringelas secas para demolhar e rechear, molho/sumo de romã para temperar saladas, etc...
Ah! e claro: muitos Turkish Delights para toda a família! São servidos? :-D

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Tim Burton é que poderia fazer uma sequela do "charlie and the chocolate factory", aqui neste enorme caleidoscópio das arábias. Poderia ser "charlie and the turkish delights factory" cenário já está feito, e personagem principal...podia ser aqui este charlie ;D !!

julho 14, 2006 5:09 da tarde  
Blogger fada*do*lar said...

Bingo Charlie! Bingo!
Foi logo o que me passou pela cabeça. Senti-me uma criança no meio do paraíso, caída e imersa na Fábrica de Willy Wonka ou na loja de guloseimas mágicas do Harry Potter :-D
Garanto que neste Bazar sentimo-nos como que hipnotizados e maravilhados em frente aos tesouros da caverna de Ali Baba!!!

julho 14, 2006 8:01 da tarde  
Blogger art laca said...

Hum! Agora compreendo Stacey (ex-namorada de House). Quando, ela diz a House, que ele é como o “caril muito picante”, ela de vez em quando sente falta…

“HOUSE
From executive producers Paul Attanasio, Katie Jacobs, David Shore, and Bryan Singer comes a new take on mystery, where the villain is a medical malady and the hero is an irreverent, controversia…”
http://www.tv.com/house/show/22374/summary.html

Será culpa da Afrodite?

“Contam as lendas que Afrodite, deusa grega do amor e da beleza, usava um cinturão onde guardava todos os seus poderes de sedução. Daí o nome de afrodisíacos para designar os alimentos e substâncias capazes de estimular o desejo e o prazer sexuais. Segredos guardados quase como tesouros desde a mais remota Antiguidade, é longa a lista de supostos afrodisíacos, desde as especiarias usadas para temperar pratos eróticos a néctares, poções ou elixires com nomes mais ou menos estranhos.”
http://www.diasfelizes.iol.pt/noticia.php?id=595578&div_id=2032

julho 21, 2006 7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Mais recente›  ‹Mais antiga