domingo, julho 30, 2006

red velvet



Espero que a Mouse e os ilustres convidados tenham apreciado esta peça de pastelaria que fiz com toda a dedicação.
Já sabem que a culinária funciona para mim como uma terapia... que desta vez me custou uma noitada até às 05h00 am...
Não consigo evitar o fascínio pelos bolos de creme, e quanto mais kitsch melhores...
O treino vai continuando, através deste site que vos recomendei recentemente.
Foi de lá que retirei esta receita e a história do Red Velvet Cake é curiosa e apetitosa. Dadas algumas condicionantes logísticas, a receita que vos sugiro aqui é uma versão fada*do*lar style. Enjoy!

Bolo Veludo Vermelho
250 gr de farinha
1 colher cheia (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres cheias (sopa) de cacau em pó
120 gr de margarina à temperatura ambiente
300 gr de açúcar
2 ovos grandes
1 colher rasa (chá) de açúcar baunilhado
250 gr (2 pacotes) de iogurte natural açucarado
3 colheres (sopa) de corante alimentar vermelho

Cobertura e Recheio
500 gr de queijo mascarpone*
100 gr de icing sugar
1 pitada de açúcar baunilhado
Bater os ingredientes até obter um creme homogéneo e espesso. Guardar no frigorífico até ao momento da utilização.
*hum... como exagerei a barrar as camadas, faltou-me creme para o resto cobertura. Em desespero juntei mais um pacotito de queijo creme Philadelphia (penso que o Philadelphia também ficará bom em vez do Mascarpone, ou pelo menos bastante mais "light", talvez...).




1. Forrar o fundo de 2 formas de 23 cm com papel vegetal encerado para cozinha e untar os lados com manteiga. Pré-aquecer o forno a 175º, colocando a grelha no centro.
2.
Peneirar a farinha com o fermento, o sal e o cacau e misturar bem. Reservar.




3. Juntar o corante vermelho ao iogurte, misturando bem. Reservar.



4. Numa outra tijela bater bem o açúcar com a manteiga e a baunilha.
Adiccionar os ovos um a um, batendo até ficar uma mistura homogénea e fôfa.




5. A esta mistura juntar, aos poucos e alternadamente, a mistura da farinha e do iogurte. Deve-se começar e acabar com a mistura da farinha e usar a batedeira na velocidade lenta.



6. Dividir a massa pelas duas formas, previamente preparadas, alisar a superfície e levar ao forno a cozer. O bolos estão prontos quando um palito espetado no centro sair seco.
7. Deixar os bolos arrefecerem, durante ±15 minutos e dentro das formas, mas em cima de redes para o ar circular por baixo. Desenformar cuidadosamente e quando estiverem completamente frios embrulhar em película aderente e levar ao congelador durante aproximadamente uma hora. Esta estranha operação opera maravilhas no momento de cortar os bolos ao meio para colocar o recheio (estamos sempre a aprender!)
8. Manusear cuidadosamente as 4 camadas de bolo, que devem estar muito fôfos, e colocar o recheio de queijo entre cada uma delas. Limpar as migalhas e cobrir por cima e à volta.
Decorar a gosto! Entre espirais e cornucópias, desta vez escolhi umas baginhas de groselhas.
Guardar, coberto, no frigorífico durante 24 horas antes de papar. Depois, se sobrarem algumas migalhas, guardem à mesma no frio. Bom apetite :-D

E modéstia à parte, apesar deste boleco ser uma BOMBA, ficou verdadeiramente delicioso e o que as minhas papilas gustativas me dizem é que está a melhorar de dia para dia... ;-)

Etiquetas: ,

18 Comments:

Blogger art laca said...

A ti, "Bolo Veludo Vermelho" dedico esta ASPETTAMI, para te gradecer o facto de realmente teres esperado por mim! hum! estás delicioso! divinal! quero mais... vou ficar goooooorda!?

ASPETTAMI

Aspettami - wait for me
I've been lost, adrift at sea
In your dreams, dream my way
Someday I'll find my heart
And come back to say

Do you miss me, my darling,
As I miss you?
Take my hand and pull me near
And never let me go again my dear

There was a time I was safe in your arms
And the stars fell away likendiamonds
Then we werw young and our love was younger still
Was it just an illusin?

Aspettami - wait for me
Close your eyes and you will see
I'm coming home
Every sky in my heart will be blue
On the day I come back to you

http://www.pinkmartini.com/index.html

julho 30, 2006 3:48 da manhã  
Blogger LK said...

epahhhhhh, tem tão bom aspectoo nhami! :D axo k vou arriscar um dia destes e faze-lo ihihi e dar com a minha mãe em doida eheheh

deves conseguir por uns quantos a sonharem em frente ao pc, principalmente no verão quando está tudo com a mania das "dietas"...


eheh
ah! e a laca vai engordar imenso, o que ela tem demais é de gorda ;p

beijinho, e faz mais bolinhos com excelente aspecto

julho 30, 2006 6:45 da tarde  
Blogger Silvares said...

Ai fadinha, fadinha, ás vezes pareces uma diabinha a tentar os gulosos gorduchos que por este mundo andam a lamentar aquilo que na verdade mais desejam.

Chiça penico, cada recita é mais aveludada que a anterior!

julho 30, 2006 6:59 da tarde  
Blogger art laca said...

...isto está a tornar-se numa "CAKE MANIA", ih!ih!
ora vejam:
http://games.yahoo.com/games/downloads/cakemania.html

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

olá lk, malandreca!...foi aquele "duro trabalho" que me deixou assim,ih!ih!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

fadinha, a lk foi aluna da nossa amiga artista "PS"... mundo (lx) pequenino! não é??

julho 31, 2006 1:04 da manhã  
Blogger LK said...

ahhh aquele jogo é tão giro, consegue tornar-se viciante :p

o mundo é mesmo pequenino!

agosto 01, 2006 11:22 da manhã  
Blogger fada*do*lar said...

Não me falem em gorduras SE FAZEM FAVOR! %-(
Bem... acabaram-se os bolos de creme para esta estação....

O jogo CAKE MANIA é LINDO!

agosto 01, 2006 8:24 da tarde  
Blogger fada*do*lar said...

P.S.: (esqueci-me...)
O mundo é uma cabeça de alfinete!!!
Mas tem sido fantástico estes encontros e reencontros na bloglândia.
Já agora, por acaso a PS também não terá um blog??? eheheheh

agosto 01, 2006 8:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh fada, Nada de andares a dizer mal de mim nos blogs dos outros! Estás de férias? Que chatice nada de novo. Eu como qualquer espécime MUITO inteligente PRECISO DE NOVIDADES constantes. Aquilo tb anda parado lá na mouselândia desde a festa... se calhar foi do bolo! Valha-me a Artlaca! Que é feito do Mister "P"?

Coentro

agosto 01, 2006 10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fadinha,
Já engordei 6 kilos a olhar para este bolo. Resolveste aniquilar-me com esta tortura chinesa?
Aqui fica o site do Nobu de Nova Yorque:
http://www.myriadrestaurantgroup.com/nobu/gallery.html
Simples e com algumas receitas originais.

Coentro, já com saudades? A miffy faz mais o meu género!
Querias novidades? Aqui estão elas.
http://www.grapheine.com/bombaytv/play_uk.php?id=1506434

Bjs e Abraços

agosto 01, 2006 11:58 da tarde  
Blogger fada*do*lar said...

Xô-Xô, Xô-Xô galinha... eer...
Xô-Xô, Xô-Xô COENTRO!
Não leste por aí o comentário do Sr. Silvares?
Não vales nada! Bom, era o Bugs Bunny!
ihihihihihh e para a próxima se não aguentas que a fada esteja ausente 48 horas (quase fiquei comovida), paga-lhe a conta da adsl... Opsssss....

___________________________

Mr. P
Excelente! Esperemos pôr este coelho/coentro na ordem.
Viva a Miffy!

agosto 02, 2006 12:05 da manhã  
Blogger KoisasKomuns said...

Olá Fadinha, com ou sem guloseimas , desejo-lhe umas excelentes férias.Obviamente que esta EXCELENTE receita não se pode enquadrar no conceito global de férias sem gordurinhas, mas sempre nos podemos degustar com tão belas imagens.Boas férias e um beijinho.
Helen

agosto 02, 2006 1:03 da manhã  
Blogger fada*do*lar said...

Olá Helen! :-D
Continuo desleixada com as visitas às vizinhas... irei lá a casa em breve!
Oh... infelizmente ainda não estou de férias, mas espero que não demore muito – apesar de este ano ir cheia de gordurinhas agarradas ao bikini... aiaiaiaia!
Se for o caso: umas maravilhosas férias, ou pelo menos um radioso verão para si!
Bjs e até breve

agosto 02, 2006 2:29 da manhã  
Blogger art laca said...

fadinha,
a PS é a menina da "vaca", recorda?
E, bem me avisou do COENTRO, que faço com ele(a)????

..................

Caro Coentro,
Essa questão entre ti e a fadinha terá que ser resolvida na nabaztaglândia ou na fairywonderland… eu sou pacífica! Pela paz da biodiversidade! Ih! Ih!

agosto 02, 2006 3:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estão sempre a chatear o Coentro, mas no final vai tudo acabar bem, até a mais sexy coelhinha do mundo vai fazer as pazes.
http://www.grapheine.com/bombaytv/play_uk.php?id=1507692

agosto 02, 2006 1:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mister "P",

O único que me compreende... a Miffy não merece tão refinada criatura. Aconselho uma visita a Nabaztag para encontrar uma coelha à sua medida. A Miffy pode ser sexy mas isso gasta-se rapidamente. Agora a mais fina inteligência de uma "petite lapin Nabaztag" parece-me mais o seu género! Quanto às estratégias de sedução que me ensina posso assegurar que domino na perfeição a arte de cortejar donzelas. Veja o que se passa com a nossa fadinha... No fundo ela rejeita-me porque está loucamente enamorada aqui do Coentro! É elementar esta fuga e desprezo na mais fugaz das paixões. A fada sucumbiu quando eu a enfrentei frontalmente e até parece receosa de admitir que eu a enterneci ao perguntar o que com ela se passava. Pena que eu não lhe corresponda... daí que se tenha tornado agressiva. Ainda tenho esperanças que depois de algum tempo de confronto emocional ela venha a nutrir por mim uma amizade verdadeira. Terei que aguardar. Aceite os meus sinceros cumprimentos e conselhos,

Coentro, o galã do pedaço

agosto 02, 2006 2:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó Coentro, com essa " nerd talk " vais dar cabo do teu lento processo de aprendizagem. Estás a enterrar-te cada vez mais. Depois não venhas cá pedir ajuda.
Trata bem as miúdas senão quem te vai moer o juízo sou eu.

:-)
Abraço

agosto 02, 2006 4:01 da tarde  
Blogger Mimi said...

Ai jasus, que bomba apetitosa... parabéns! este blog está a refinar... :)

agosto 03, 2006 12:43 da tarde  
Blogger Sofia said...

Olá!
Desculpa intrometer-me.... mas será que me consegues dizer +/- para quantas pessoas dará esta quantidade de bolo? Por exemplo, para cerca de 20 pessoas, será que dobrando a quantidade é suficiente?

Obrigada....

maio 29, 2008 11:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Mais recente›  ‹Mais antiga