quarta-feira, março 05, 2008

sweet X



Hoje — um momento histórico — revelo ao mundo a minha receita maravilhó-secreta!
Depois de muitos anos de comprovado sucesso e inúmeras solicitações, cá vai a divulgação pública.
Para mais de 8 pessoas é só duplicar a quantidade dos ingredientes referidos (como é o caso apresentado nas imagens).
Esta sobremesa foi feita por pedido expresso e em honra da festa de aniversário da minha mui querida ex-vizinha Mrs. Di (corria o passado mês de Janeiro...).
Mais fácil é impossível, por isso experimentem sem medos! Palavra de fada.

1 embalagem de mix de frutos silvestres congelados
1 pacote de mascarpone
1 lata de leite condensado
açúcar q.b.
um xiripiti de vodka


Desta vez optei por mirtilos e framboesas. Ponham num tacho, polvilhem com 2 ou 3 colheres de açúcar (eu gosto do sabor bem ácido para contrastar com o doce do creme), regem com um fio de vodka e levem a lume brando até começar a formar um xarope. ATENÇÃO: a ideia é que os frutos NÃO se desfaçam numa papa. Retirem e deixem arrefecer.
Entretanto numa tijela batam o mascarpone durante 1 ou 2 minutos e juntem o leite condensado em fio. Batam até ficar um creme homogéneo e bastante espesso (às vezes também junto uma pitada de açúcar baunilhado).



Quando os frutos estiverem mornos coloquem no fundo de uma taça. Se usarem uma transparente o efeito será muito mais dramático :)


Com cuidado coloquem o creme por cima a cobrir os frutos e decorem a gosto. Muitas vezes uso apenas um pauzinho de espetadas para desenhar espirais no creme branco, rematado com algumas bagas frescas.



Como vos disse faço este doce há anos e anos e fui eu que o inventei num qualquer momento de desespero antes dos convidados chegarem para o jantar.
Toda a gente pergunta o nome da receita. Eeeeerrr... nunca sei o que responder. Mas acho que merecia ser baptizada. Alguém quer dar-me uma ajuda?

Etiquetas:

14 Comments:

Blogger k said...

eu só dou nome depois de provar a delicia....lol

***
k

março 05, 2008 12:43 da tarde  
Blogger Cecília said...

Hum....
Tentação/Prazer silvestre.
Tesouro escondido.
Almofada surpresa.
Doce de frutos do bosque com capa/cobertura branca.
hum...deixa pensar mais um pouquinho...lol

março 05, 2008 8:00 da tarde  
Blogger eli said...

tem bom aspecto...delicia silvestre? :)
**

março 05, 2008 8:58 da tarde  
Blogger fragole di bosco said...

hummm...tem mesmo ar de ser a "prima" do fragole di bosco!
mas como morangos não fazem parte da receita... que tal "doces bagas silvestres" ? kiss kiss

março 05, 2008 11:05 da tarde  
Blogger RB said...

fada do bosque

março 06, 2008 12:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá, já tenho visitado o seu blog, mas nunca deixei comentário, até pq ''ando'' há pouco tempo neste mundo dos blogs, mas fiquei mesmo fã.
Qt a esta delicia vou experimentar fazer e depois dou-lhe um nome....

Bjs

março 06, 2008 10:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Simplesmente delicioso!!!Magnífico!!! Para mim é difícil dar um nome.Eu adoro esta obra-prima da fadinha, que muito apaladou os gostos no meu aniversário. Não sobrou nadinha! hehe
Delícia da Fadinha!
Beijocas doces ;)

março 06, 2008 9:28 da tarde  
Blogger Moskki said...

Esta Fada é uma Lady...
Uma CookLady!!

BRAVO

março 06, 2008 10:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o sorriso do gnomo

março 08, 2008 7:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cara "fada do lar":

Tenho um problema recorrente em qualquer doce que faça que inclua mascarpone: uma dificuldade imensa em encontrá-lo à venda e a cara impressionada dos logistas (como quem diz "mascar quê?!"). Posso perguntar onde compra o seu?
Parabéns pelo excelente blog.

março 08, 2008 2:28 da tarde  
Blogger Maga said...

querida fada, já estou a salivar! tenho que provar!
que tal, como tu mesma dizes, chamar-lhe maravilha secreta?
beijinhos!

março 09, 2008 9:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Voto em "fada do bosque"

março 10, 2008 1:25 da manhã  
Blogger passarola said...

mnham mnham mnham mnham mnham... acho que vou ter que fazer aqui um jantar um dia destes e convidar-te para trazer a sobremesa :P

março 10, 2008 7:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Red & White Delight" Pronto, em inglês fica mais, sei lá, delicioso! ;-)

março 12, 2008 9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Mais recente›  ‹Mais antiga