terça-feira, janeiro 31, 2006

o correio da fada #2

Queridos leitores,
O correio da fada passa a ser semanal, porque ainda não encontrei uma secretária para os despachos diários, telegramas e fotografias autografadas.
Portanto farei uma análise do volume da correspondência e uma triagem do que de mais kinky, bem... pinky, chegar à mail box.

Para poupar tempo, sugiro o envio das vossas sugestões e comentários para o belóge, em vez de usarem o mail privado (excepção feita, às fofocas, affairs tórridos e escândalos sórdidos). Esses, após vos atribuir nomes falsos, encarrego-me eu de fazer directamente os copy-paste.
Afectuosas saudações a todos e até à próxima semana.
on the picture: Charlie, o fairyblogger da semana

**************************************************
mega spot
A Joaninha enviou o novo spotpublicitário da Honda, verdadeiramente surpreendente e que irá de certeza arrecadar muitos prémios nos festivais da especialidade, além de já ter corrido metade das moradas desta web.
{Apesar de, por mim, continuar a preferir os Cadillac}.

**************************************************
desfocada em grande
O mesmo anúncio também pode ser visto no céu sobre lisboa (não levantem o nariz), e o Pedro fez uma surpresa fantástica com um destaque em grande ESCALA (literalmente) à fada-do-lar. :-D

**************************************************
aleluia
O incansável Tiago confessou-se um fado-do-lar e lançou o tópico para possível discussão deste novo e polivalente conceito, profundamente português. Continua no seu trabalho de missionário, em breve a comemorar 10 anos de existência, sempre de bíblia na mão.

**************************************************
obrigada meninas
A fada-do-lar passou a ter uma cadeirinha residente no underworld da Alice e na tasca da Elvira. Também ambas são convidadas de honra no menú aqui ao lado.
De exaltar que a Elvira, além da tasquinha ainda tem um bistrot, uma janela e uma tabacaria. Ufa! E ainda chamam fada-do-lar a mim???

**************************************************
frase da semana
Envida por Tixi, a correspondente oficial da fada-do-lar em Praha, Checalândia.
«Que bloglindo!
Bem, Bloglindo dava um lindo nome para um primogénito, não achas?»

End of replies...

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 30, 2006

written on the cards


em cima podem ver o que rezam as cartas para a fada-do-lar

Caras amigas, esta é a ferramenta ideal e fundamental para resolver todos os dilemas que surjam em qualquer momento do vosso dia.
O tarot das donas-de-casa indica-vos sempre e sem hesitação a melhor opção a tomar, basta um pouco de concentração com um martini na mão. O loading demora um bocadinho mas vale a pena, e ainda têm direito a umas quantas magical recipes.
A fada não o dispensa e recomenda vivamente. 100% Guaranted!

Etiquetas: ,

sábado, janeiro 28, 2006

count down



Muito bem, estamos a 28 de Janeiro e agora sim, a fada-do-lar considera que já vai sendo tempo de descer as caixas do sotão e guardar os enfeites natalícios que ainda decoram a casa.
E, por favor, não se atrevam em pensar que sou excêntrica! Que dizem quando, ainda na praia em finais de Setembro, já se anunciarem pré-campanhas de Natal? De em meados de Outubro as montras já estarem enfeitadas? De no início de Novembro a cidade já brilhar com luzes e as lojas terem bancadas a embrulhar presentes? De um mês antes da consoada todos vós já terem comido, no mínimo, meia-dúzia de bolos rei e uns quantos quilos de filhóses e rabanadas????
Sim, peço respostas! De qualquer forma, quem me conhece sabe bem que, cá em casa é Natal o ano inteiro...

E só me resigno em desmanchar a árvore porque não consigo limpar-lhe o pó acumulado!

{felizmente ontem tive um in-put psicológico na minha teoria: o telefonema da pn a reforçar e sublinhar os desejos de Bom Ano!!!, implantados a Todo o Ano!!!, em qualquer altura, em qualquer lugar. E ter-me cruzado à beira dos tapetes rolantes do aeroporto com o girassol, a luz dos meus natais!}


aaah! está a nevar em Lisboa! é natal... é natal...

Etiquetas: ,

sexta-feira, janeiro 27, 2006

new on the house


© studio aka
Há mundos novos a visitar no menú e parece que a casa está mesmo on fire: vejam as stories do Charlie, no post aqui em baixo, e inspirem-se :-)
Eu vou começar pelo fabuloso Studio aka, e ficar a ver desenhos animados até o sol raiar.



© studio aka
*****************************************

A Pipilotti já cá faltava, com um site relativamente recente, penso eu.
Além de lhe idolatrar os tó-tós, adoro o seu trabalho. “You are the Queen!”

Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 25, 2006

on fire


A fada-do-lar pensava que era o assado a queimar no forno, mas afinal tem chamas no sopé da colina do seu castelo. Socorro! =:-O

Up-date: Pronto, pronto, não se assustem. A fadinha ficou um bocado defumada e com as cortinas pestilentas, mas as sirenes tocaram, os mirones embasbacaram e o fogo foi rapidamente extinto.
(Alguém deve ter atiçado as brasas do entrecosto debaixo do estendal da vizinha, or so...)

Etiquetas: ,

as 30 primaveras de praha

FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDA PAT!
A fadinha deseja-te um dia muito feliz, em festa permanente e com muito champagne.
As prendinhas e o bolo ficam à tua espera em Lisboa.
Por favor volta! Mais cedo ou mais tarde, nós compreendemos... :-)

Etiquetas: , ,

terça-feira, janeiro 24, 2006

última hora

a origem da Nutella, 1949
Enviada pelo correspondente da fada-do-lar em Itália
«Um homem de 57 anos, barrou o capô e os lados do seu carro Fiat Punto com dois frascos de Nutella, segundo ele porque condizia com a cor do veículo, vermelho. Ao local foi chamada uma patrulha da polícia estradal que solicitou uma intervenção sanitánia e o automobilista acabou por ser levado para o hospital de Vercelli para observações...
O episódio ocorreu pouco antes do meio-dia de ontem, na autoestrada Turim-Milão, na estação de serviço de Villarboit. O homem comprou um primeiro frasco de 3 kilos de Nutella e começou a espalhá-lo sobre o capô; depois de ter esvaziado o boião regressou à loja do autogrill onde adquiriu um segundo frasco para continuar a barrar o lado esquerdo da viatura.»

E então? A fada não compreende tamanho nervosismo. Cada qual gosta do que gosta.
E a Nutella não é nada má, pelo menos é bem melhor do que o Tulicreme da nossa infância.
Sofisticada q.b. para ser o recheio dos bombons Ferrero-Rocher. Não é verdade, Ambrósio?


******************************************************

RECEITAS DE CONTOS DE FADAS
de Hans Christian Andersen
«Integrada na colecção Literatura no Estômago, esta obra da autoria de Diana Mendonça, apresenta cerca de trinta receitas divididas por Entradas, Sopas, Pratos de Peixe, Pratos de Carne, Sobremesas e Bebidas inspiradas nos contos de fadas de Hans Christian Andersen. Trata-se de um projecto inédito que permitirá "saborear" a obra deste grande escritor também ele amante da gastronomia.
Este livro recebeu o Prémio Gourmand World Coobook Awards 2005, na categoria Best Food Literature Book. Este conceituado prémio destaca pela segunda vez esta autora portuguesa que em 2004 recebeu o Prémio Gourmand com o livro Receitas de Ópera.»


Notícia acabadinha de chegar por mail, da editora 101 noites. Há coincidências engraçadas. :-)

Etiquetas:

o correio da fada #1


1. lisa petrucci kitchy, kitchy girls {obrigado serginho}
2. pictoplasma – hospedeiras, marujos e muito mais {obrigado fernando}



3. vik muniz arte, também em chocolate {obrigado nsector}
4. mondo640x480 o mundo fotografado através do telemóvel {obrigado raquel}
5. gobler toys – simplesmente hilariante! {destaque da fada}

Puff... puff... a fada-do-lar está rapidamente a compreender que isto de manter uma outra casa em ordem pode ser muito complicado e moroso. Só a trabalheira para arrumar a despensa com os itens recém chegados...
E não, não se consegue paginar em html! À beira de uma crise de nervos, o verniz de três unhas já estalou com tanta roidela.
Desisto. Boa noite, até amanhã. Talvez... >:(

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 23, 2006

uma vaca na pradaria

Lisboa vai receber na primavera uma imensa manada de vacas para mais uma edição da Cow Parade, desta vez com criações de artistas nacionais.
A comadre da fada-do-lar já realizou a proposta "a vaca de Barcelos" e lançou aqui o desafio de existir uma versão "Fairy Cow".
Ao que parece, nos mais de 14.000 projectos já executadas pelo mundo inteiro, há gostos para tudo e, conforme confirmado, muitas vacas encantadas.
À que lançar mãos à tarefa porque as opções são imensas: "vaca chiffon de limão glaceado", "vaca ponto de Arraiolos", "vaca esplendor de pérolas", "vaca lipstick all over", etc, etc, etc... a vaca, perdão – a fada, entrou em dilema.



Etiquetas: , ,

domingo, janeiro 22, 2006

cavacas


12 ovos
500 grs. de farinha de trigo
60 grs. de manteiga
Para a calda:
500 grs. de açúcar
2 dl de água
Deite a farinha num alguidar e junte os 12 ovos que se batem até fazer uma massa homogénea e consistente, mas não demasiado espessa. Junta-se a manteiga derretida, batendo bem para que a manteiga fique bem incorporada.
Na pedra da mesa vão-se tendendo pequenos bocados de massa, dando forma redonda com 6 a 7 cm de diâmetro. Ponha num tabuleiro untado com margarina e leve a forno médio a cozer.
Estando cozidas e frias prepara-se a calda de açúcar.
Num tachinho leve ao lume o açúcar e a água deixe ferver até fazer ponto de espadana. Retire do lume e bata fortemente com varas de arame.
Mergulhe as cavacas na calda e deixe secar ao ar.

A partir de hoje, receita obrigatória em todos os lares portugueses.
Come e cala! :-(

Etiquetas:

sábado, janeiro 21, 2006

ervilha

A PRINCESA E A ERVILHA


Era uma vez...
um príncipe que queria casar com uma princesa — mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo mundo fora para encontrar uma, mas havia sempre qualquer coisa que não estava certa. Viu muitas princesas, mas nunca tinha a certeza de serem genuínas; havia sempre qualquer coisa, isto ou aquilo, que não parecia estar como devia ser. Por fim, regressou a casa, muito abatido, porque queria uma princesa verdadeira.
Uma noite houve uma terrível tempestade; os trovões ribombavam, os raios rasgavam o céu e a chuva caía em torrentes — era assustador. No meio disso tudo, alguém bateu à porta e o velho rei foi abrir.
Deparou com uma princesa. Mas, meu Deus!, o estado em que ela estava! A água escorria-lhe pelos cabelos e pela roupa e saía pelas biqueiras e pela parte de trás dos sapatos. No entanto, ela afirmou que era uma princesa de verdade.
— Bem, já vamos ver isso — pensou a velha rainha. Não disse uma palavra, mas foi ao quarto de hóspedes, desmanchou a cama toda e pôs uma pequena ervilha no colchão. Depois empilhou mais vinte colchões e vinte cobertores por cima. A princesa iria dormir nessa cama.
De manhã, perguntaram-lhe se tinha dormido bem.
— Oh, pessimamente! Não preguei olho toda a noite! Só Deus sabe o que havia na cama, mas senti uma coisa dura que me encheu de nódoas negras. Foi horrível.
Então ficaram com a certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela tinha sentido a ervilha através de vinte edredões e vinte colchões. Só uma princesa verdadeira podia ser tão sensível.
Então o príncipe casou com ela; não precisava de procurar mais.
A ervilha foi para o museu; podem ir lá vê-la, se é que ninguém a roubou!

Hans Christian Andersen

Ainda a propósito de ervilhas.... no comments.

Etiquetas:

correspondência em dia


***************************************
south fairy
A fada-do-lar vista pelos olhos de Charlie e desenhada no link do South Park.
Fiel q.b... direi que estou um pouco pálida. I need to powder my nose and cheeks, and chear up a little bit.
***************************************
peas-grow-there
No envelope chegou também uma estória de ervilhas congeladas contada aos adultos. Hum... bem, difícil de explicar... só ouvindo.
***************************************
a frase do dia
Enviada por Pickles, via email, a propósito da entrada da fada-do-lar na bloglândia com a sua caderneta de recortes.
«és oficialmente uma croma!!!»
***************************************
Amigos, vocês são uma fonte de inspiração.

Etiquetas: ,

like sisters

© jordi labanda
Andava a fadinha a testar os motores de busca para a sua fairyland (ao que parece ainda não estão a funcionar como deveriam) e de repente teve um baque no coração com os resultados: lá estava uma fada-do-lar, um blog, uma verdadeira home fairy, mas... a habitar uma outra morada.
Nem queria acreditar: uma casa cor-de-rosa, estórias sobre aspiradores a vapor, multi-sabores de iogurtes, as origens do Pai Natal, mitos e lendas sobre a sexta-feira 13 e até mézinhas para afastar o azar!! Ainda bem que há mais fadas na terra! :-D
{Acreditam que ela até sabe cantar “Che sera, sera” da Doris Day?}

Etiquetas: ,

sexta-feira, janeiro 20, 2006

o carteiro nunca toca


Esta manhã chegou uma bela encomenda, via CTT, para a fada-do-lar.
Mas, não estando na sua residência à hora do carteiro tocar, o pacote foi-lhe entregue, mais tarde, pelas mãos da vizinha de cima, que por sua vez o tinha ido buscar à casa da vizinha do prédio em frente, que por sua vez tinha assinado o documento de recepção da dita encomenda.
A cooperação inter-neighbors é digna de nota, mas não a leviandade e falta de profissionalismo do senhor carteiro. De referir que esta cadeia de entrega “doméstica”, pelas mãos de quem apanha a correspondência alheia, é prática recorrente neste bairro. Tudo certamente para ajudar a classe de carteiros deste país, tão revoltada nos últimos tempos...
Ainda por cima os pacotes vêm revestidos de terríveis vinhetas autocolantes a fazer as vezes de um belo e banal selinho, ao que parece hoje em dia acessível só a coleccionadores. Vida moderna, tchm-tchm!

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 19, 2006

miscellaneous flavours

PRENDA #1
Betty Boop, indispensável no nosso imaginário e em qualquer cozinha que se preze.
Boppy-do-bee-do!

PRENDA #2
Outra Betty, a autora deste livro "Betty Crocker's Picture Cook Book", um clássico da culinária dos anos 50 até aos dias de hoje. Foi o primeiro, de muitos, que ela publicou e é simplesmente lindíssimo.
Um amigo meu tem um – edição original – e eu já o folheei. Outra bíblia sagrada.
A fada-do-lar vai encomendar uma re-edição via net.

PRENDA #3
Rebuçados Altoids. Para todos os fins, com todos os sabores, com todas as cores.
Ainda fabricados na Grã Bretanha segundo a receita original, datada do reinado de George III.
A colecção de anúncios vintage é deliciosa e os slogans publicitários dignos de fazerem parte das nossas citações diárias.

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 16, 2006

outra wonderland #2



Estes são alguns dos muitos, muitos, muitos elementos avulsos usados no vídeo de animação que serve como cenário da peça "Alice no país das maravilhas".
Mais cromos para a caderneta, (gosto do vestido de fada, mas pertencia a outra história...), but that's another story...



a casa do chapeleiro



o jardim mágico

Etiquetas:

domingo, janeiro 15, 2006

outra wonderland




A verdadeira wonderland será eternamente da Alice.

Para quem tiver bébés, pimpolhos, sobrinhos, netos ou afilhados, pode ir ao teatro ver mais esta versão, estilo musical a la La Féria.
O coelhinho é mesmo divertido! Trá-lá-lá.



o coelho, a lebre de março e o chapeleiro
{definitivamente a tendência deste inverno é o cor-de-rosa}

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 13, 2006

sexta-feira, 13

BOLINHOS MÁGICOS DE ABÓBRINHA
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de noz-moscada
1 ovo grande
3 colheres de sopa de óleo de girassol
1/3 chávena de mel
½ chávena de leite
½ chávena de iogurte
1 chávena de abóbrinha ralada
1 colher de sopa de raspas de casca de limão

Numa tigela bata o ovo, o óleo, o mel, o leite e o iogurte até que se forme uma mistura cremosa. Misture a abóbrinha e as raspas de limão. Bata a mistura muito bem e acrescente as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada.
Coloque em forminhas untadas e leve ao forno pré-aquecido. Asse durante 30 minutos ou até que estejam dourados.
Este feitiço é um poderoso sortilégio contra as vibrações negativas.
Realize-o num dia de Mercúrio à hora de Vénus.

in “A Cozinha da Bruxa”, de Márcia Frazão
«Márcia Frazão é uma bruxa hereditária com formação em Filosofia,
escritora com sete livros publicados.

Vive em Nova Friburgo com o seu marido, seu filho, seus cachorros e sua horta.»

Que as há... lá deve haver.

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 10, 2006

nobel curiosity



Faz hoje um mês que se realizou o fastoso banquete da cerimónia de entrega dos prémios Nobel 2005.
Com reis, rainhas e princesas à mistura e certamente muitas gatas borralheiras, na cozinha a preparar o jantar para os mais de 1300 convidados (sim... estas coisas ainda existem!).
Tal jantarada implica alguns pequenos pormenores como: 65 mesas; 470 metros de toalha; 6730 peças de porcelana; 5384 copos; 9422 talheres; ou.... 2692 peitos de pombo; 475 caudas de lagosta; 100 kg de batatas; 67 kg de alcachofras; 45 kg de salmão fumado; ou.... 23.000 flores para decoração (oferecidas todos os anos por San Remo).
Isto é só o começo, no site existem mil e um dados estrepitosos com o historial completo desde o primeiro banquete em 1901. Por exemplo:

The responsible Banquet staff consists of 280 people: 156 waiters/waitresses, 52 wine waiters, 33 chefs/pastry chefs/cold buffet manageresses, 18 washer-ups and 5 head waiters. The Nobel Banquet demands careful organization as all 1300 guests have to get their warm food at the same time. It takes the staff 6 minutes to carry out the food from the kitchen to the guests!! The different dishes are started to be served at very specific times: the starter is served at 7.18 pm, the main course is served at 8.20 pm, the dessert is served at 9.21 pm and afterwards the dancing begins at about 10.30 pm.
The first Nobel Banquet in 1901 was attended by 113 male guests. The first female guest didn’t appear until two years later, in the shape of Polish Marie Curie who was awarded the Nobel Prize in Physics, sharing it with her husband Pierre Curie and Henri Becquerel.

************************************
MENU
Avocats au homard
Sauce gourmet
Selle d´agneau, morilles à la crème
Sauce madère et salade Waldorf
Parfait glace à l´ananas

Petits fours

VINS

Pommery & Greno
Brut

Château d´Eyquem 1962
CAFE

Liqueurs Crème de Cacao Brizard & Strega

Cognac Courvoisier
BUFFET
************************************

E este é o menu servido no ano em que nasci. Procurem o vosso, copiem e ofereçam um banquete em vossa casa. Nada com que uma fada do lar prendada não consiga lidar.

Etiquetas:

domingo, janeiro 08, 2006

a real cake


Hum... para a despedida das comemorações natalícias, a fada-do-lar fez um pequeno chá pós-dia-de-reis e saiu-lhe isto do forno.
Por debaixo do aparato carnavalesco está o "bolo chiffon negro de merengue", receita #3635, pág. 827, da bíblia sagrada "O Livro de Pantagruel".
Eventualmente passível de criar dúvidas ao olhar, afinal o sabor era bem bom. Ajudem-me a confirmar, senhores convidados, s.f.f.

citação suspeita: in "O Livro de Pantagruel"
«Os bolos e os amigos devem escolher-se com cuidado;
nem sempre os mais enfeitados são os melhores...»

Margaret Sangster

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 05, 2006

bom-bom


"lilac chocolate box", uma das criações "collectables" de Lulu Guinness.
Já estive com esta maravilhosa malinha na mão, uma delícia... estava à venda numa loja lindíssima na não menos deslumbrante cidade de Ljubljana.
Ainda hoje estou a roer a unhas por não a ter comprado.

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 02, 2006

welcome to fairyland


Queridas amigas e queridos amigos,
À falta de melhor para fazer, a fada-do-lar finalmente decidiu acabar de montar o seu blog. A tarefa foi complicada dado que, e como sempre digo, ainda não domino a arte de rechear um faisão nem os nós da renda de bilros, quanto mais programação html, java e afins. Por isso perdoem qualquer falha de layout ou navegação. Com o tempo espero apurar os temperos...
Sem qualquer propósito mais elevado, esta página resume-se a uma simples caderneta de recortes. As pequenas curiosidades que se passam em redor do universo doméstico, de preferência vistas sob um prisma cor-de-rosa :-)
Tão banal como limpar o pó. Divirtam-se!

Etiquetas:

Mais recente›